Isabel Pereira Pinto O principal objetivo desta parceria era a elaboração de um projeto que contemplasse a formação superior de profissionais em TILGP. Nesse sentido, os docentes do Departamento de Educação Especial, do qual na época eu era a Coordenadora, apresentam ao ministério da educação do ensino superior um projeto de formação superior organizado em três vertentes: |
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1. Formação determinada pelas áreas de especialidade onde estavam contemplados aspetos específicos relativos à esfera da Língua Gestual Portuguesa, da TILGP, da História da Comunidade Surda e das Novas Tecnologias;
2. Uma vertente cultural, pessoal, social e ética;
3. Uma vertente de formação prática, supervisionada e organizada em parceria com diferentes instituições onde existiam alunos surdos, visando a concretização de um plano de trabalho elaborado em conjunto pela instituição de formação, entidade acolhedora e os estudantes. Pretendia-se estimular o treino, a autonomia e a consolidação de conhecimentos. Para além disso, pretendia-se também, a comunicação em língua gestual, o estabelecimento da interação entre a comunidade surda e a ouvinte, assim como a intervenção no processo de ensino aprendizagem em situação inclusiva estabelecendo empatia com a comunidade surda enquanto minoria social.
O bacharelato teve início em 2001. Ao longo de três anos, os docentes e os alunos foram refletindo sobre a exigência de uma formação mais sólida, nomeadamente na vertente da formação prática em contextos mais diversificados. Neste sentido os docentes do Departamento, apresentam ao Ministério um projeto de licenciatura tendo sido aprovado e o seu início levado a cabo em 2007.
Foi um desafio mas, acima de tudo, foi uma experiência muito positiva e enriquecedora.
Coordenadora do Curso | outubro de 2001 a setembro de 2008