Jorge Coelho

No seguimento da coordenação do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa, realizado pela Profª Doutora Isabel Pereira Pinto, vi-me subitamente não só a lecionar como a coordenar o dito curso em, consequência de dois fatores perante os quais tive de responsavelmente aceitar o cargo. Fui assim eleito para o efeito por todos os meus colegas de departamento, uma vez que a anterior Coordenadora se tinha acabado de aposentar.

Deste modo, novos desafios se me colocavam numa área de conhecimento que embora conhecida na sua generalidade, tinha de ser profundamente estudada e explorada aquando do ‘nascimento’ do curso. Foi um desafio fascinante, sob todas as perspetivas que se possam colocar e só com a ajuda da Dr.ª Susana Barbosa consegui levar a bom porto entre outubro de 2008 a julho de 2011 esta resposta “às necessidades de inclusão da diversidade humana numa sociedade que se quer cada vez mais solidária”.

A par dum grupo que consideraria como a elite das intérpretes de língua gestual portuguesa, tive o privilégio de colaborar minimamente para o seu crescimento intelectual, humano e profissional enquanto docente e Coordenador em sentido recíproco, o que me tocou imenso em termos de aprendizagem quer na teoria: como por exemplo na docência da Unidade Curricular de Psicossociologia da Comunidade Surda, quer na prática: na minha posição de interlocutor com os Orientadores Cooperantes de Estágio.

Só a coordenação do curso me permitiu ascender a este patamar fundamental para a própria perceção da importância que este curso teve e tem na vida do dia-a-dia do cidadão surdo e na sua inclusão na sociedade.

Coordenador do Curso | outubro de 2008 a julho de 2011